terça-feira, 24 de junho de 2008

Agentes de Saúde em Teresina, em greve, cobram resolução do CMS

Eram 8h da manhã de terça-feira, 24/06, quando o auditório do Lineu Araújo já estava lotado pelos agentes de saúde, em greve já 3 dias. Ele foram lá cumprindo resolução aprovada em sua assembléia do dia 23/06, que decidira por cobrar do Conselho Municipal de Saúde, em Tresina, o cumprimento da resolução do TRT onde determina o pagamento do incentivo SUS de R$ 81,00 em seus contracheques.

Enquanto do lado de fora as falas das principais lideranças eram pronunciadas, dentro o clima era de euforia e indignação. Indignação peolo fato do Conselho Municipal já ter aprovado a implantação do incentivo SUS aos agentes e o prefeito não ter cumprido. Indignação maior ainda por ver que o CMS nada fizera e nem faz diante desses descaso do gestor municipal. Dando a entender que os conselheiros não passam de fantoches nas mão de Sílvio Mendes (PSDB).

Porém, depois de perceberem algumas manobras para que, mais uma vez, os agentes não fossem ouvidos, o plenário, formado, em sua maioria, por agentes, começara a pedir justificativas por serem desrespeitados. Foi, então, que alguns conselheiros passaram a se pronunciar contrários à postura autoritária e debochante do prefeito de Teresina, que chegara a afirmar que não iria obedecer Conselho algum e não pagaria esse direito aos agentes.

No final, após tantos pronunciamentos, foi decidido pela retirada de uma comissão formada por 5 conselheiros e a ida até o Palácio da Cidade, cobrar do gestor municipal a aplicação da lei e da deliberação máxima do CMS.

A audiência está sendo marcada para essa quarta, dia 25/06. Nesse dia haverá também uma assembléia dos agentes de saúde, que aproveitarão a ocasião e farão uma grande manifestação em frente à prefeitura e, de lá, sairão em passeata pela ruas de Teresina.

A Coordenação Nacional de Lutas, CONLUTAS, no Piauí, está dando total apoio à greve dos agentes. Inclusive oferecendo auxílio financeiro e jurídico para que a categoria possa obter vitória em seus pleitos.

Nenhum comentário: